1 de out. de 2010

Game Proposal

Análise de Mercado do Projeto

Público Alvo:

Fontes de dados:
- http://topappcharts.com/
- http://fadellc.com/
- http://www.gamestats.com/
- http://www.flurry.com/

Informações de vendas:
Desde o seu lançamento o Iphone tem preocupado grandes empresas como a Sony e a Nintendo, pois se mostrou um concorrente à altura dos consoles portáteis (PSP e Nintendo DS), e vem crescendo sig-nificativamente a cada ano:


  • O crescimento de 14% no mercado pode siginificar um impacto de até US$500 milhões anuais para a Apple.
  • A empresa consegue gerar receita diretamente com os desenvolvedores, deixando o mercado mais competitivo pois a média dos preços dos aplicativos chega até US$ 10,00 a menos do que os concorrentes.
Principais Concorrentes:

TOP 10 Aplicativos (Setembro/2010):
1. Angry Birds - $0.99
2. Scrabble for IPAD - $9.99
3. Resident Evil 4 - $0.99
4. Iron Man II - $0.99
5. Fruit Ninja - $0.99
6. Stick Stunt Biker - $0.99
7. Doodle Jump - $0.99
8. Super Mega Worm - $0.99
9. Mr.Bill - $0.99
10. Words With Friends HD - $2.99

Jogos com alguma similaridade (corrida contra o tempo):

1. Pizza Boy

















2. Ghosts ‘n Goblins Gold Knights


















Comparativo de Características:
  • Corrida contra o tempo: Em ambos os jogos, os personagens percorrem uma fase completa em um determinado espaço de tempo limite, enfrentando diversas situações como outros personagens, armadilhas, e a necessidade de coletar itens para vencer o puzzle determinado em cada mapa.
  • Humor: A estética minimalista de Pizza Boy o torna um jogo agradável de se jogar, com trilha sonora bem elaborada o game tem toques leves de humor mas que são raros no decorrer do jogo, já o Ghosts’n Goblins não possui tal caracteristica apesar da animação desengonçada, apresentada aos personagens principais do titulo. Em Henzo:The vampire, o humor está presente em todo o jogo, a começar pelos personagens, um vampiro boêmio e esquecido, vendedores de enciclopédias, padres exorcistas, e até a sua própria esposa fazem parte das armadilhas e obstáculos de cada fase.
Análise Técnica:

Características Experimentais:
Movimentação do personagem vai depender do acelerômetro do Iphone, inclusive objetos do cenário e as diversas maneiras de se resolver o puzzle em cada fase. Tempo estimado para a avaliação destas características: 2 Meses.

Principais Tarefas de Desenvolvimento:
- Programação completa do game: 3 meses.
- Desenvolvimento das fases: 2 meses.
- Design 2D/3D: 2 meses.
- Testes: 1 mês.

Riscos de Projeto
- Integrantes da equipe com pouca experiência em desenvolvimento de jogos.
- O game deve ter um apelo visual detalhado e ao mesmo tempo agradável, e compatível com cada fase.
- Trilha sonora bem elaborada pois está intimamente ligada a cada situação dentro dos puzzles de cenário.

Alternativas
- Contratar uma consultoria adequada para o desenvolvimento da história e da programação. Custo: R$5,000.00.
- Terceirizar a arte finalização dos cenários tanto 2D como 3D. Custo: R$5,000.00.
- Terceirizar a trilha sonora com músico experiente em desenvolvimento de jogos. Custo: R$3,000.00.

Recursos Estimados
- Produtor: 5 meses
- Diretor de Arte: 6 meses
- Game Designer: 6 meses
- Programador: 6 meses
- Artista: 5 meses
- Músico: 3 semanas
- Testadores: 5 semanas

Cronograma de Projeto
- Início: 25/09/2010
- Alfa: 01/11/2010
- Beta: 30/01/2011
- Gold: 30/08/2011

Análise Legal
Não se aplica.

Custos e Projeção de Faturamento:

Custos de Recursos
Não se aplica.

Custos Adicionais
Não se aplica.

Preço de Venda Sugerido
O game terá um custo de US$ 0,99.

Projeção de Faturamento
- Pessimista: 500 unidades
- Esperado: 5000 unidades
- Otimista: 15000 unidades